Músicos

Paulo Amado: músico, compositor, arranjador. Ministra aulas de teoria, flauta, flautim e outros instrumentos de sopro (integra também o grupo Vollatta e Choro Amado). Com formação iniciada na Sociedade Musical “Lira da Paz” de Ravena (desde 2001), continua seus estudos de música e de aperfeiçoamento em Flauta Transversal e Flautim até os dias de hoje.
Já contou ou conta com a orientação de professores flautistas como Alleton Silveira, Alberto Sampaio Neto e Fernando Pacífico Homem (da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), Michel de Paula, Sérgio Barrenechea, Sérgio Moraes e Cássia Renata F. de Lima (também da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais). Participante em festivais e ouvinte em masterclass com importantes flautistas internacionais como Félix Rengli (Suíça), Alexa Still (Austrália), Michel Bellavance (Suíça /França) e Nicole Spósito (EUA).Profissional filiado à Ordem dos Músicos do Brasil desde 2007, atualmente dedica-se às atividades de professor de Flauta Transversal, Flautim, Teoria Musical / Musicalização em aulas particulares, projetos educacionais e sócio-culturais e em escolas de música em Belo Horizonte. Presta serviços como professor da área de instrumentos de sopro atuando também como co-elaborador de material didático no Projeto sócio-cultural “Curso Musical Maestro José Dário de Moura” dirigido pelo próprio  prof. José Dário de Moura. Primeiro flautista e flautinista da Banda de Ravena; Primeiro flautista (spalla) da Banda Sinfônica da UEMG e flautista da ‘FLAUTTI’ – Orquestra de Flautas da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte. Flautinista convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado de Minas Gerais e do Instituto Orquestra Sabará. Exerce a função de instrumentista executante em diversos eventos (particulares e públicos) e em festivais culturais, tendo já trabalhado, por exemplo, em projetos e parcerias com a escola de dança do “Grupo Corpo” e da academia “Mimulus” de dança (ambos Belo Horizonte). É ainda integrante fundador do grupo de choro ‘Bicho Carpinteiro’ e flautista coordenador do “Vivace - Grupo de Flautas”, ambos de Belo Horizonte. Como trabalhos mais recentes, destacam-se a formação e participação do grupo “Choro Amado” e “Vollata”, além de pesquisas sobre o Choro Brasileiro (sua história e aspectos de interpretação / execução). Ministrou o WORKSHOP  RITMOS BRASILEIROS ao lado musicista violonista/ percussionista e cavaquinista Débora Ildêncio (tendo como músicos convidados: Iran Porto, Nathan Rodrigues e Miguel Arcanjo).




Débora Ildêncio: musicista, multi-instrumentista, compositora, arranjadora e produtora musical. Ministra aulas de teoria, violão popular, violão erudito, cavaquinho e pandeiro, desenvolve oficinas de ritmo corpóreo. Débora Ildêncio é patrocinada pela MOTIVARE e possui parceria com os pandeiros IZZO e a loja  A cor do som. E o apoio da Detalhe Visual.


Débora nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Desde criança já apontava para arte musical, brincava com instrumentos que inventava a partir de sucatas. Cresceu ouvindo seu pai, tios e sua irmã tocando e cantando. Sendo assim ela não podia ficar de fora. Aos 8 anos iniciou o aprendizado de teclado e não parou mais. Aos 15 anos ganhou o seu primeiro violão e aprendeu alguns acordes com seu amigo Tiel e rapidamente começou a tocar outras músicas sozinhas. No mesmo ano começou a tocar na igreja e criou o ministério de louvor do grupo em que participava JUC (JOVENS UNICOS À CRISTO). Com uma habilidade musical precoce começou a dar aulas de música aos 16 anos. Aos 17 trabalhou na escola Som Visual. Dos 18 aos 20 anos trabalhou na escola Acorde Escola de Música. Aos 20 já concluindo o o curso de música começou a dar aula também nas escolas do Curso Musical profissionalizante Maestro José Dário de Moura.  Hoje formada em música, ministra aulas de teoria e instrumentos nas escolas do Curso Musical. Além de trabalhar com aulas particulares instrumentais e teóricas e também com aulas  voltadas para vestibulares. Desenvolve oficinas de ritmo corpóreo, aulas de violão erudito, popular, pandeiro, bongô, (e outras percussões), cavaco e ainda trabalha como arranjadora e produtora musical. Compositora, já escreveu diversas músicas com várias parcerias. Participou do seminário de harmonia tendo aulas com os professores: Mozart Mello, Ulisses Rocha, Toninho Horta e Márcio Okayama. Autodidata aprendeu pandeiro e para aperfeiçoar as técnicas do instrumento estudou com Paulinho Silva. Participou da Oficina de Choro - Violão 6 Cordas ministrada pelo músico e professor Carlos Walter. Fundou e integrou diversos grupos como DIN, Nada é por Acaso, Contratempo, Reformatório, Galeria 82, Arritmia do Samba. É integrante fundadora dos os grupos CHORO AMADO e o VOLLATTA (atuando como violonista, cavaquinista e percussionista). Também integra o grupo CELEBRAI A CRISTO. Em 2010 gravou sua primeira vídeo aula de pandeiro básico com direção de Daniel Braga. A parceria deu certo em dezembro de 2010 gravou sua 2º vídeo aula de pandeiro, que será lançada em breve.
Ministrante de palestras, oficinas e workshops, no mesmo ano ministrou o WORKSHOP DE RITMOS BRASILEIROS ao lado do músico/flautista e flautinista Paulo Amado (tendo como músicos convidados: Iran Porto, Nathan Rodrigues e Miguel Arcanjo). Também produziu o CD Atitude de Iran Porto e atualmente trabalha na produção e divulgação do cantor e de outras bandas.
Em 2011 foi a musicista convidada pelo musico e cantor Iran Porto a ministrar o Workshop do projeto MUSICAR.








  • Miguel Arcanjo: músico e fisioterapeuta. Ministra aulas de teoria, violão popular, violão erudito. (integra o grupo Vollatta e o Choro Amado).





  • Miguel Arcanjo nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais e começou a tocar violão aos 12 anos, com as célebres revistinhas de cifra onde a grande maioria começa. Ao longo do tempo foi desenvolvendo no instrumento e na voz. Percebendo o talento e a facilidade musical começou a estudar música. Fez aulas de teoria musical, violão erudito e atualmente estuda arranjo e composição. Fez ainda alguns cursos complementares como Musicoterapia e oficinas de ritmos brasileiros.
    Fundou e integrou e a banda Mosaico, em 2003, ao lado de seus amigos Hernandez e Matheus, que posteriormente passou a se chamar banda Cuba Libre S/A, tocando MPB e rock brasileiro até 2009.
    Participou em 2010 do WORKSHOP DE RITMOS BRASILEIROS como músico convidado.
    Hoje, formado em música pelo curso musical Maestro José Dario de Moura, ministra aulas de violão erudito e popular e teoria musical. Integrante do Grupo CHORO AMADO e é um dos vocalistas do Grupo Vollatta, trabalha como cantor solo e violonista atuando em festas e eventos em geral. Formado em fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais.